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Lógica de Programação com Java para Iniciantes

Conteúdo programático

Nunca programou? Então comece por aqui. Aprenda lógica de programação do zero com a linguagem Java.

1. Introdução
1.1. Introdução ao curso de Lógica de Programação
1.2. Introdução a computação
1.3. O que é um algoritmo
1.4. Linguagens de programação
1.5. Como começar e terminar o curso

2. Começando
2.1. Como o Java funciona?
2.2. Instalando o Eclipse
2.3. Criando o primeiro projeto no Eclipse
2.4. Executando um programa simples no Eclipse
2.5. Exercício
2.6. Elaborando um algoritmo no Eclipse
2.7. Exercícios
2.8. Como importar um projeto no Eclipse
2.9. Palavras reservadas do Java

3. Variáveis e constantes
3.1. Introdução a variáveis
3.2. Tipos de dados existentes
3.3. Tipos numéricos (Byte, Short, Integer, Long)
3.4. Exercício
3.5. Tipo texto (String)
3.6. Exercício
3.7. Tipo lógico (Boolean)
3.8. Exercício
3.9. Tipos primitivos
3.10. Alterando o valor de uma variável
3.11. Exercícios
3.12. Constantes
3.13. Exercícios
3.14. Escolhendo bons nomes para variáveis e constantes

4. Operadores
4.1. Introdução a operadores
4.2. Operadores aritméticos
4.3. Exercícios
4.4. Operadores relacionais
4.5. Exercícios
4.6. Operadores de atribuição
4.7. Exercícios
4.8. Operadores lógicos
4.9. Exercícios
4.10. Concatenação de texto
4.11. Operadores de incremento e decremento

5. Estruturas de decisão
5.1. Introdução a estruturas de decisão
5.2. Estrutura “if”
5.3. Exercício
5.4. Utilizando o “if” encadeado
5.5. Exercícios
5.6. Estrutura “switch”
5.7. Exercícios

6. Iteração
6.1. Introdução a iteração
6.2. Iterando com o “for”
6.3. Exercícios
6.4. Iterando com o “while”
6.5. Exercícios

7. Vetores
7.1. Introdução a vetores
7.2. Declarando vetores de 1 dimensão
7.3. Exercícios
7.4. Declarando vetores de 2 dimensões
7.5. Exercícios
7.6. Declarando vetores com mais de 2 dimensões

8. Métodos
8.1. Introdução a métodos
8.2. Criando o primeiro método
8.3. Exercícios
8.4. Recebendo parâmetros
8.5. Exercícios
8.6. Retornando valores
8.7. Exercícios
8.8. Recursividade
8.9. Exercícios
8.10. Escolhendo bons nomes para métodos

9. Programação orientada a objetos
9.1. Introdução à programação orientada a objetos
9.2. Criando a primeira classe
9.3. Exercício
9.4. Métodos de instância
9.5. Exercício
9.6. Encapsulamento
9.7. Exercício
9.8. Diferença entre classe e instância
9.9. Leitura e escrita de dados em arquivos

10. Leitura e escrita de dados em arquivos
10.1. Introdução à leitura e escrita
10.2. Escrevendo informações em arquivos de texto
10.3. Exercícios
10.4. Lendo informações de um arquivo de texto
10.5. Exercícios

11. Utilizando código de outros programadores
11.1. Introdução ao uso de códigos de terceiros
11.2. Bibliotecas x Frameworks
11.3. Utilizando uma biblioteca de terceiro para envio de e-mails
11.4. Exercício
11.5. Criando o sua própria biblioteca
11.6. Exercício

12. Algoritmos avançados
12.1. Introdução aos algoritmos avançados
12.2. Criando uma lista dinâmica
12.3. Removendo elementos da lista
12.4. Ordenando a lista
12.5. Exercícios

13. Pré-requisitos para nossa primeira aplicação web
13.1. Por onde começar a criar uma aplicação web
13.2. Evoluindo para o Spring Tool Suite (STS)
13.3. O que é HTML
13.4. O que é CSS
13.5. Criando um projeto com o STS
13.6. Incluindo as páginas HTML no projeto
13.7. Fluxo de uma requisição web

14. Criando sua primeira aplicação
14.1. Importando o projeto de base
14.2. Criando a classe Contato
14.3. Configurando o armazenamento de contatos
14.4. Listando os contatos na página
14.5. O padrão JavaBean
14.6. Fazendo a página de cadastro funcionar
14.7. Verbos HTTP
14.8. Cadastrando um contato
14.9. Preparando para edição
14.10. Atualizando um contato
14.11. Removendo contatos
14.12. Conclusão e próximos passos

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Conteúdo programático

Java e Orientação a Objetos

1. Introdução
1.1. Como aprender Java?
1.2. A história do Java
1.3. As plataformas Java e como elas evoluem
1.4. Máquina virtual Java
1.5. Baixando, instalando e configurando a JDK
1.6. Exercício: instalação da JDK

2. Fundamentos da linguagem
2.1. Codificando, compilando e executando o programa "oi mundo"
2.2. Exercício: codificando um primeiro programa
2.3. Comentários
2.4. Sequências de escape
2.5. Palavras reservadas
2.6. Convenções de código
2.7. Trabalhando com variáveis
2.8. Nomeando variáveis
2.9. Operadores aritméticos
2.10. Exercício: variáveis e operadores aritméticos
2.11. Tipos primitivos
2.12. Outros operadores de atribuição
2.13. Conversão de tipos primitivos
2.14. Promoção aritmética
2.15. Exercício: tipos primitivos e outros operadores de atribuição
2.16. Trabalhando com strings
2.17. Recebendo entrada de dados
2.18. Operadores de comparação e igualdade
2.19. Estruturas de controle if, else if e else
2.20. Exercício: Strings, entrada de dados, operadores de comparação e if else
2.21. Escopo de variáveis
2.22. Operadores lógicos
2.23. Exercício: operadores lógicos
2.24. Estrutura de controle switch
2.25. Operador ternário
2.26. Operadores de incremento e decremento
2.27. Estrutura de controle while
2.28. Estrutura de controle do-while
2.29. Estrutura de controle for
2.30. Cláusulas break e continue
2.31. Exercício: operador ternário, decremento e estruturas de repetição
2.32. Introdução e instalação do Eclipse IDE
2.33. Depurando códigos com o Eclipse
2.34. Exercício: instalando o Eclipse IDE

3. Orientação a Objetos - parte 1
3.1. O que é POO?
3.2. Classes e objetos
3.3. Criando uma classe com atributos
3.4. Instanciando objetos
3.5. Acessando atributos de objetos
3.6. Exercício: instanciando e acessando atributos do objeto
3.7. Composição de objetos
3.8. Valores padrão
3.9. Variáveis referenciam objetos
3.10. Criando, nomeando e chamando métodos
3.11. Métodos com retorno
3.12. Passando argumentos para métodos
3.13. Argumentos por valor ou referência
3.14. Exercício: composição de objetos e chamada de métodos

4. Wrappers, boxing e arrays
4.1. Wrappers do java.lang
4.2. Boxing
4.3. Desafio: wrappers e boxing
4.4. Trabalhando com arrays
4.5. Exercício: arrays

5. Orientação a Objetos - parte 2
5.1. Introdução à UML e diagrama de classes
5.2. Desafio: diagrama de classes
5.3. O objeto this
5.4. Construtores
5.5. Encapsulamento e modificadores de acesso public e private
5.6. Criando JavaBeans
5.7. Desafio: objeto this, construtores e JavaBeans
5.8. Organizando os projetos em pacotes
5.9. Modificador de acesso default
5.10. Modificadores static e final

5.11. Desafio: static e final
5.12. Enumerações
5.13. Desafio: pacotes e enumerações
5.14. Herança e modificador protected
5.15. Classe java.lang.Object
5.16. Sobreposição
5.17. Desafio: herança e sobreposição
5.18. Sobrecarga
5.19. Exercício: sobrecarga
5.20. Polimorfismo, casting de objetos e instanceof
5.21. Classes abstratas
5.22. Desafio: polimorfismo e classes abstratas
5.23. Interfaces
5.24. Exercício: interfaces e polimorfismo

6. Tópicos avançados
6.1. Coleta de lixo
6.2. Classe java.lang.Math
6.3. Desafio: classe java.lang.Math
6.4. Tratando e lançando exceções
6.5. Desafio: exceções
6.6. Classes String, StringBuffer e StringBuilder
6.7. Trabalhando com datas
6.8. Desafio: datas
6.9. Trabalhando com números
6.10. Desafio: números
6.11. Collections Framework
6.12. Métodos equals e hashCode
6.13. Desafio: collections
6.14. Arquivos JAR
6.15. Exercício: arquivos JAR
6.16. Documentação javadoc
6.17. Desafio: javadoc
6.18. Ordenando objetos

7. Mais detalhes e frameworks
7.1. Métodos da classe String
7.2. StringBuilder e StringBuffer
7.3. JOptionPane
7.4. JDBC
7.5. Varargs
7.6. Introdução a XML
7.7. Introdução ao JSON
7.8. Arquivos properties
7.9. Geração de javadoc
7.10. Introdução a expressão regulares
7.11. Introdução a generics
7.12. Logging com log4j
7.13. Debug com Eclipse
7.14. Maven
7.15. Testes de unidade com JUnit
7.16. Parâmetros da JVM

8. Entrada e saída - I/O
8.1. Gravando arquivo
8.2. Lendo arquivo
8.3. A classe Scanner

9. Serialização de objetos
9.1. Salvando e lendo objetos em arquivo
9.2. Enviando objetos na rede
9.3. Criando uma aplicação de chat

10. Novidades do Java 7
10.1. Separador de dígitos em literais numéricos
10.2. Switch case com String
10.3. Diamond
10.4. try-with-resources e multi-catch

11. Novidades do Java 8
11.1. Introdução ao Lambda
11.2. Referência a métodos
11.3. Interfaces funcionais
11.4. Introdução a Stream
11.5. API de Data - Parte 1
11.6. API de Data - Parte 2
11.7. API de Data - Parte 3
11.8. API de Data - Parte 4
11.9. Próximos passos
11.10. Conclusão

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